Quanto Ouro vale uma Lotaria?

O nome ouro vem do latim aurum, que significa brilhante. Alguns estudos revelam que  4.000 a.c.  ele já era trabalhado na Mesopotâmia. Encantava pela sua beleza e  já era considerado como símbolo de riqueza e majestade e, talvez, tenha sido o primeiro metal descoberto pelo homem.  

Cleópatra gostava tanto do ouro que pesquisadores supõem que usava uma máscara de ouro para dormir. Baseados nesta hipótese a empresa americana de cosméticos Kollagenx  criou uma linha de cremes facial com ouro 24 de quilates. São os grandes líderes do mercado estético procurando no brilho do ouro um recurso para a beleza. Mas não era assim tão fácil.

O metal é raro, já que só existe 1,3 gramas por mil toneladas  de outros metais e isso o coloca entre um dos bens mais desejados a ponto de ser usado como padrão monetário em muitos países. Alguns monarcas têm a sua imagem impressa em moedas demostrando um período de crescimento como no caso da Rainha Elizabeth  ou de poder como o Grande César romano.

Pode ver no seguite artigo qual o valor do ouro neste momento em Portugal.

O uso do ouro ganhou diversas aplicações por causa da sua característica de metal relativamente macio e flexivel, o que permite o seu uso nas mais diversas modalidades que se possa pensar e tem sido usado não só na criação de jóias e adornos, mas na confecção de roupas, tintas para pinturas artísticas e até mesmo na gastronomia.

Já se imaginou a provar um gelado com fios de ouro?  E os tradicionais Cannoli e Pizza italiana com detalhes do belo metal dourado? Ou, ainda, a sua  fruta predileta revestida de uma fina película  dourada?  Sim… tudo isso já está ao nosso alcance ou, melhor, ao alcance de quem pode pagar pela extravagância de ter ouro, também, no seu alimento. Embora  pareça uma novidade moderna, há indícios de que o povo egípcio já o utilizava na alimentação por acreditar que fazia bem para a saúde.

Algumas empresas já se especializaram na venda do ouro comestível, como é o exemplo da empresa espanhola Golden International Distribution.

O ouro tem inspirado muitas histórias e mitos. Talvez o mais conhecido seja o Mito do Rei Midas, que desejou transformar em ouro tudo o que tocasse, mas encontramos tantos outros como a Lenda da Mãe-do-ouro na América do Sul e a Lenda do El Dourado, uma mítica cidade na Selva Sul Americana que levou muitos conquistadores a se aventurarem por florestas e montanhas. E por fim tudo aquilo que não pode ser comparado  ou que é excepcional leva o nome ouro como designação: A era dourada, a Idade do OuroMenino de Ouro, O Livro de Ouro, Vale Ouro e tantos outros.

Não é de admirar que tantos contos, histórias e pesquisas foram e são baseados no sonho de se tornar especial, diferente, único como é o ouro. Assim podemos dizer que tem muita sorte quem pode ter um objeto de ouro ou que o ouro pode trazer sorte?

A palavra sorte vem do latim “loterus” e hoje é usada para designar as conhecidas lotarias. Afinal é isso o que uma pessoa deseja quando decide jogar na lotaria. O fato é que a associação da palavra Ouro com o nome fantasia das lotarias também se tornou muito comum em mais de 3% delas no Brasil. Este é o mesmo percentual das lotarias que tem a fortuna de haver pago o maior prémio anual. Assim, nomes como Sorte, Fé e Ouro se associam em mais de 20% das lotarias. 

Supondo que uma pessoa que procura uma lotaria deseja, sempre, o maior prémio não é de admirar que essa associação, adequada, das palavras Sorte e Fé com Ouro ajuda muito na hora de decidir onde fazer a sua aposta. Podemos comparar com “andar n um garimpo”? Por que não? Talvez este garimpo dourado esteja bem aqui na ponta dos seus dedos. Aproveite e espreite aqui as dicas para aumentar as suas chances de  Ganhar na Mega da Virada do ano.

O Autor

Nuno Ribeiro é editor do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.

Leave a Reply