Principais razões que fazem do ouro um bom investimento

Com a economia mundial a apertar a garganta a todos nós, muitas são as empresas que estão a fechar, até mesmo empresas de renome mundial estão a declarar falência e a fechar as suas portas, fruto de fracas vendas e altíssimos encargos financeiros.

Mesmo que se diga que a recessão é agora coisa do passado ainda há muitas pequenas e médias empresas a fechar. Por tudo isto os peritos sugerem que se invista em algo lucrativo e bastante apreciado como por exemplo o ouro. No entanto muitos são os que não têm o mínimo conhecimento sobre a indústria do ouro e porque é que este é tão bom investimento nos dias que correm. A seguir deixamos-lhe as principais razões porque é que tantos especialistas apontam o ouro como um investimento seguro.

Ouro pode salvaguardar as suas poupancas da Inflação

Inflação ocorre quando os preços de bens e produtos sobem e a capacidade de compra dos consumidores baixa. Para quem investiu em ações estes são maus momentos pois infelizmente estas tendem a desvalorizarem-se nestas alturas. No entanto o cenário é diferente quando falamos de ouro, pois este é estável e uma ótima maneira de se salvaguardar contra a inflação.

Ouro é negociável

Segundo os peritos, o ouro é mais lucrativo do que as ações. O ouro é fácil de comprar e vender e hoje em dia graças à internet, o ouro pode ser comprado e vendido em todo o mundo sem nunca sair de casa. Nas condições económicas que hoje em dia se vivem, o ouro é extremamente fácil de se vender independentemente da forma em que este se apresenta. Barras e moedas de ouro são bastante apreciadas por ambos, colecionadores e investidores, devido ao seu peso e pureza. À parte da internet, o ouro pode ser vendido em lojas de antiguidades ou em certames e feiras de ouro.

A procura por ouro está em alta

Outra das razões pela qual o ouro é bastante apreciado entre investidores é devido à sua grande procura. Provavelmente este aumento na procura está associado ao medo das pessoas relativamente aos efeitos da inflação.

O retorno do investimento é bom

Dado que a procura está em alta, o retorno do investimento neste metal precioso é bastante bom. No decorrer dos últimos anos o preço do ouro aumentou drasticamente o que fez com que os investidores obtivessem bons lucros dos seus investimentos em ouro e prata.

Ouro na indústria de joalheria

Mesmo em tempos de crise, as jóias nunca passam de moda. Há sempre procura de novos modelos e opções. À parte disso a produção de jóias tem sido bastante lucrativa para pessoas que trabalham a partir de casa, já que quase sem esforço e necessitanto apenas de uma ligação à internet, podem vender os seus produtos para todo o mundo.

A quantidade de ouro é limitada

Ao contrário de outros bens e produtos onde os produtores podem facilmente encontrar matéria prima, o ouro tem limites na sua extração. Quanto menos houver disponível mais alto sera o preço.

Valor histórico da moeda

Diferentes moedas têm diferentes histórias para contar. Se estiver interessado neste tipo de negócio, irá certamente encontrar pessoas com histórias bastante interessantes sobre as diversas moedas. Caso queira fazer parta da história invista nestas preciosas moedas e seguramente que terá uma nova história para contar ao seus netos.

Quando estiver a investir seja inteligente e escolha algo que é merecedor do seu tempo e dinheiro. Pondere bem e faça perguntas.

O Autor

Nuno Ribeiro é editor do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.

Leave a Reply