Porque é o Ouro tão valioso?

Já alguma vez refletiu sobre o preço do ouro e torturou o seu cérebro a tentar perceber porque o seu valor é tão alto? Na realidade existem vários fatores que influenciam o valor do ouro, podendo alguns desses fatores ser uma verdadeira surpresa para si. Para o ajudar a perceber melhor, compilamos uma lista com os 10 fatores que mais influenciam o preço do ouro.

Porque o ouro é tão valioso

  1. O ouro e não é só o metal mais maleável que conhecemos, mas também o que mais fácil é de transformar em fio e rolos;
  2. Em termos químicos e excluindo os gases nobres, o ouro é a substância que menos reage quando em contacto com outras;
  3. O ouro é extremamente valioso desde tempos imemoriais, a prova disto reside na joalheria, moedas e arte encontradas em escavações arqueológicas;
  4. O ouro é extremamente resistente, em parte devido à sua resistência contra substâncias ácidas;
  5. O ouro é usado em muitas e variadas indústrias. É comum o uso de ouro em eletrónica, joalheria, deontologia, produção de vidro colorido e até mesmo em loiça de porcelana.
  6. Devido a ser um material que se forma naturalmente, o ouro é considerado como raro. Na realidade a maior parte das vezes que o ouro é descoberto é durante a extração de outros minérios mais abundantes como o cobre;
  7. O ouro é facilmente misturado com inúmeros outros metais de modo a criar novas ligas;
  8. O ouro é não só um excelente condutor de eletricidade e calor, como também é um excelente refletor de raios UV;
  9. Ao contrário da maioria dos metais, o ouro não é afectado pela humidade, contacto com o ar ou a maioria dos outros agentes corrosivos. É por isso que é comum usá-lo em joalheria como revestimento de outros metais e na producão de moedas;
  10. O ouro costumava ser utilizado monetariamente um pouco por todo o mundo, e ainda o é hoje em dia, seja em moedas, barras ou por ações convertíveis.

Unlike most metals, gold is not affected by moisture, contact with air or most other corrosive agents. That is why it is common to use it in jewelry as a coating of other metals such as this elegant bw bracelets, necklaces, ring for women and in the production of coins.

O Autor

Nuno Ribeiro é editor do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. ricardo diz:

    Com o intuito de ajudar humidade está errado. O correto é umidade. Legal o texto, bem interessante!

Leave a Reply