Investir em CFDs baseados em ouro

Desde os tempos antigos que possuir ouro é sinal de riqueza. Não uma riqueza apenas monetária, mas um sentido de qualidade soberba. Hoje em dia o ouro pode ser facilmente transaccionado, comprado, vendido, e acima de tudo explorando o seu valor patrimonial elevado.

Entre 2000 e 2011 o ouro foi considerado estatisticamente o ativo principal para investimento, e o seu lucro foi superior a 400% durante esse período. Por isso, não é de admirar que o ouro seja bastante cobiçado perante todas as forças transacionais de negócios.

Aquele que é apelidado de “relíquia bárbara”, pelo economista John Maynard Keynes, teve sempre requinte e formas de dar lucro a quem o usar da forma certa.

O que são CFD?

Hoje em dia fala-se sobre CFD mas pouca gente sabe o que realmente isso é. CFD são as siglas de ccontract for differences (CFD), ou seja, em Português será algo como diferença do contrato.

E um CFD é no fundo um contrato entre duas partes (uma das quais é, neste caso, você) em que se troca a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.

Os CFDs foram criados pelo Hedge Funds há alguns anos. Na altura, a forma contratual fez com que o CFD fosse cada vez mais popular.

No Reino Unido, os CFDs são um produto de investimento com um crescimento de mais de 75% ao ano nos últimos anos.

Os dois principais tipos de CFDs são os que têm um valor fixo, isto é, o emissor indica ao comprador (você) o preço fixo de cada posição e tem a opção de comprar ou não, e aqueles que são mais transparentes que têm acesso direto ao mercado, onde tem acesso ao valor em tempo real para poder comprar ou vender.

Como investir em ouro com os CFDs

Agora que você já conhece o que são os CFDs poderá entender melhor como investir em ouro através deste método.

O mercado de ouro, como qualquer outro mercado, é volátil, ou seja, está sempre em mudança.  Por isso, deverá sempre fazer uma análise técnica sobre os valores em negociação.

Ou então poderá utilizar uma plataforma que faz isso por si, como a XTB. Esta plataforma tem vários serviços e até cursos que você pode fazer para aprender a investir do zero.

Vale a pena investir?

Muitas pessoas perguntam se vale a pena fazer investimentos deste tipo. A resposta é simples: claro que vale! Os valores transacionados podem ser bastante generosos para si e além disso aprende com cada transação podendo melhorar sempre no futuro.

Por outro lado, o ouro é um bem que tem estado muito valorizado, sendo por isso algo que não vai certamente deixar de ser tocado comercialmente com o tempo.

Desde há muitas centenas de anos atrás que eu o que tem sido o rei de todas as joias, e assim continuará a ser por muitas mais centenas de anos.

Sabemos que nesta altura de crise todos pretendem fazer um rendimento extra, por isso esta será sem dúvida uma das melhores alturas para o fazer, com o mercado em crescimento e rendimentos que podem ser bastante interessantes.

O Autor

Nuno Ribeiro é editor do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.

Leave a Reply