Fatores que influenciam o preço do ouro a nível mundial

Encontra-se preocupado com os efeitos negativos da inflação? Inflação define-se pelo aumento do preço de produtos e a desvalorização do dinheiro. Quando o valor do dinheiro baixa produz efeitos nefastos na economia tais como a desestabilização das poupanças, medo de comprar e/ou armazenar com receio dos preços elevados em bens e produtos essenciais.

Por outro lado a inflação pode ter também efeitos positivos, como por exemplo bons ganhos em projetos de capital não financeiro. Hoje em dia, ouro é dos investimentos mais procurados. De acordo com os especialistas o ouro é a melhor proteção contra a inflação. Caso esteja a planear investir em ouro, seja em barras, lingotes ou moedas é importante que saiba os diferentes fatores que infuenciam o valor do ouro no mercado mundial.

Oferta vs Procura

Oferta e procura são dois fatores extramemente importantes que afetam não só o preço do ouro mas também outros bens e produtos. Quando a procura é menor o preço baixa, por outro lado quando a procura é maior do que a quantidade de ouro disponivel no mercado, o preço sobe. Os fatores que influenciam a oferta são diversos e incluem fatores socio-económicos e culturais. De momento os maiores investidores em ouro são indianos e chineses, sendo estes países observados de perto por peritos em ouro de todo o mundo.

Indústria Mineira e a Extração de Ouro

Acima de tudo, a extração de ouro está dependente da oferta e procura a nível mundial, mas existem outros importantes fatores tais como: as guerras no Médio Oriente e o efeito que estas têm no preço do Petróleo e a extremamente instável situação política que se vive de momento no Médio Oriente. Por causa disto a extração de ouro tem vindo a diminuir ao longo dos anos, ao mesmo tempo a populacão humana continua a crescer vertiginosamente assim como a procura por ouro. Tal como explicado antes quando a procura ultrapassa a oferta os preços sobem.

Políticas económicas dos Bancos Centrais

Os Bancos Centrais são sobre quem recai a responsabilidade de guardar as reservas de ouro dos países, é importante que esteja familiarizado com as diferentes políticas ou mudancas no seu modus operandis já que estas afetam o preço global do ouro. Quando os Bancos Centrais têm taxas de juro altas o mais certo é que o preço do ouro baixe.

Instabilidade Económica

As notícias de instabilidade económica não são novidade nenhuma. Muitos são os que sentiram o efeito da crise com milhões de pessoas a perderem os seus trabalhos e negócios. Em consequência disso, muitos são os que procuram formas ideais de investir o seu dinheiro. Dado que ouro é o melhor investimento do momento, a procura por este metal precioso irá continuar a aumentar.

O valor do Dólar Americano

Um dos maiores fatores que influência o preço do ouro a nível mundial é o dólar americano. Quando o dólar é fraco o valor do ouro aumenta. Há também que considerar o poder de influêcia que a economia dos EUA tem na economia global.

Política

Caso acompanhe a cena política internacional deve ter reparado que os problemas no Iraque e Afeganistão têm afetado o valor de moedas e metais preciosos. Antes de investir, os investidores têm que ter a certeza que o valor do ouro é estável ao contrário do instável e imprevisível valor das moedas.

Investimento não é um jogo. Antes de fazer o seu investimento existem variados fatores a ter em consideração. Para conseguir sempre o melhor dos seus investimentos é bom que se familiarize com todos os fatores acima mencionados.

O Autor

Nuno Ribeiro é editor do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.

Leave a Reply